sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OS ERROS NAS PLACAS

Disseram-me pelo Facebook que na postagem anterior o erro na primeira placa era a ausência de vírgula depois de "ciclistas" e a flexão errada do verbo "transitar", que deveria estar no plural: "transitem".
De fato, isso está certo.
"Ciclistas", no caso, é um vocativo.  E sempre deve haver vírgula após o vocativo. Por exemplo: "João, pegue o livro para mim." Ou antes, quando ele estiver no fim da frase: "Olá, João." Em ambos os casos, "João" é a pessoa a quem se chama -- o vocativo -- e deve estar isolado pela vírgula.
Quanto a "transitem", no plural, é o óbvio: se a ordem é dada a "ciclistas", no plural, o verbo no imperativo deve estar também no plural: "transitem".
Uma observação interessante foi a que fez a Tamara Alves. Ela disse que o acostamento já fica à direita, e que, portanto, a placa estaria confusa. Realmente, o acostamento, para quem está na mão de direção, está sempre à direita. Mas vê-se claramente que a intenção é fazer com que os ciclistas transitem "o mais à direita possível" no acostamento, isto é, o mais longe possível da faixa em que transitam os automóveis.

Já na segunda placa, aquele acento agudo em "ás margens" bem que merecia uma postagem em "Dói-no-zoio"! "Ás", como todo mundo sabe, além de ser o nome de uma carta de baralho, significa "alguém que se sobressai em determinada atividade", como por exemplo, o ilustre confeccionador da placa, que certamente se sobressaiu no seu ofício ao escrever dessa forma sofrível... Um ás da ignorância... O correto, é claro, seria um acento grave -- "às margens" -- por se tratar de uma locução adverbial.
Quanto ao "é proibido a colocação...", ninguém percebeu nada. Mas há erro de concordância de gênero, haja vista que "proibido", em razão da presença do artigo feminino "a" antes de "colocação", deveria estar no feminino também: "É proibida a colocação...".

Vê-se que são erros elementares, nada de extrema dificuldade. Mas o fato é que não estão nem aí pro nosso idioma! Escreve-se de qualquer maneira, mesmo em placas oficiais, e salve-se quem puder! O povo que se dane ao ler esses erros crassos e pensar que está tudo certo!

E viva a ignorância do país! Que pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem? Vamos lá! Deixe seu comentário!